A Escola Sesc Dom Ulrico obteve reconhecimento internacional ao conquistar uma medalha de honraria mundial na Robocup 2025, uma das maiores competições de robótica do mundo. A participação da instituição se deu na categoria Mostra Nacional de Robótica (MNR), que reúne projetos inovadores desenvolvidos por escolas de diversas partes do país.
Dentre as 50 equipes participantes da categoria, 32 foram premiadas com a medalha, inclundo a Escola Sesc Dom Ulrico. O projeto apresentado teve como tema “Potencialidades e Possibilidades do Espaço Maker”, destacando o protagonismo dos estudantes na criação de soluções tecnológicas com foco na criatividade, no raciocínio lógico e no trabalho colaborativo. Entre os trabalhos apresentados na mostra, destacam-se os helicópteros e carros montados com peças LEGO, além do Robô Cultura autônomo, desenvolvido com a plataforma LEGO Spike Prime, que despertou a atenção do público e dos avaliadores.
Um dos grandes destaques do projeto foi o PAR – Painel Auxiliar de Remédios, uma criação autoral que surgiu a partir de uma necessidade real vivenciada por um dos estudantes da equipe. O PAR é um painel com compartimentos destinados ao armazenamento de medicamentos, identificados por cores que indicam os horários corretos para o uso. Além disso, o sistema conta com um dispositivo de comunicação que envia alertas sobre a ingestão dos remédios, com o objetivo de encaminhar essas informações a uma central – como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), hospital ou ao profissional de saúde responsável pelo acompanhamento do paciente. Essa solução representa uma importante contribuição para a sociedade, especialmente no cuidado com idosos ou pessoas com doenças crônicas.
No escopo do projeto, também foram trabalhadas questões relacionadas à sustentabilidade e ao uso de tecnologias de corte a laser, aplicadas na produção de jogos educativos e nas decorações da festa junina da escola, utilizando materiais reaproveitáveis, reforçando o compromisso da escola com práticas pedagógicas sustentáveis.
O evento contou com a presença de dois mil participantes diretos, entre estudantes, professores e mentores, e recebeu aproximadamente 50 mil visitantes, incluindo representantes de instituições de ensino, universidades, empresas e entusiastas da robótica e da inovação.