Dar e Receber

Na história da humanidade vemos diversas manifestações de devoção na tentativa de explicação dos mistérios da vida. A prática de voto remonta às antigas civilizações. A convicção em poderes divinos e a busca por um diálogo, entre as dimensões ditas divina e humana, levaram e levam os seres humanos a realizar oferendas e rituais privados-públicos.

A exposição DAR E RECEBER dá continuidade ao estudo sobre a prática votiva iniciado em 2018, a partir da série OBJETOS DE GRATIDÃO composta por 25 gravuras, em preto e branco, sobre papel.

A crença num processo externo capaz de sanar as necessidades humanas pode ser retomada no ritual-mítico zalmoxiano, descrito nas histórias de Heródoto. Nos tempos atuais, os votos, no Brasil, são frutos da religiosidade popular, com especial destaque para a religião católica.

Ao estabelecer uma ligação entre o sujeito, o sagrado e os pares, o ex-voto se constitui como objeto de comunicação, que manifesta as crenças da comunidade a qual o sujeito faz parte, e como um testemunho, que mescla as dimensões privada e pública, pois com o pagamento da dívida, o cumpridor da promessa expõe a graça recebida no meio social ao qual pertence.

O interesse pelo tema incide na relação estabelecida entre o eu e o divino, que acompanhada pelo o olhar dos outros, se constitui ao mesmo tempo numa entrega e numa troca, no uso dos ex-votos como fonte de sentidos para construção da subjetividade na vivência da corporeidade em processos de saúde e adoecimento, e como norteador dos sujeitos, que ao se depararem com a condição humana de desamparo e de fragilidade materializa sua história num objeto.

Lina Ganem

A Obra


Gostaria de ver a obra completa? Clique neste botão para baixar.

Biografia


Lina Ganem, nasceu em Goiânia-GO, 1975. Graduada Arquitetura e Urbanismo e Psicologia, mora e trabalha na cidade de João Pessoa, Paraíba.

instagram @lina.ganem

e-mail: linaganem@hotmail.com

2021, selecionada no Salão Parahyba      de Pequenos Formatos: Gravura e Desenho.

2021, selecionada no 3° FIAN, na cidade de Guarabira.

2020, participação na 7ª Edição da Exposição Expo Desde Casa.

2020, participação na II Edição do Projeto ARTE SEM FRONTEIRAS.

2020, exposição virtual do Musée International d’Art Naïf de Magog.

2020, selecionada na 15ª Edição da Bienal Naïf.

2019, mostra coletiva Edital de Ocupação Artes Visuais da ENERGISA.

2019, menção honrosa no 2º FIAN, na cidade de Guarabira.

2018, selecionada para o Salão de Artes Visuais do SESC-PB.

2018, participou do 1º FIAN, em Guarabira, como artista convidada.

2018, participou da 14ª Edição da Bienal Naïf.

2017, participação da mostra comemorativa dos 30 anos do Museu Casa Da Xilogravura.

2017, mostra coletiva Edital de Ocupação Artes Visuais da ENERGISA.

2016, recebeu a distinção menção honrosa, na 13ª Edição da Bienal Naïf.