Quarta, 20 Julho 2016 12:37

O que é o Sesc

Avalie este item
(12 votos)

 

O Serviço Social do Comércio é um dos maiores programas de desenvolvimento social do mundo.

 

Sua fundação

A instituição foi fundada no dia 13 de setembro de 1946, com o objetivo de atender as necessidades urgentes dos trabalhadores do comércio. Desta forma, procura assegurar as potencialidades do indivíduo, contribuir para a formação e crescimento da cidadania e promover o bem-estar da sociedade. No total, são aproximadamente 50 milhões de brasileiros beneficiados, a cada ano, pelas ações da entidade. 

Criado a partir da iniciativa de empresários do setor de Comércio, Bens, Serviços e organizações sindicais, o Sesc segue os princípios traçados pela Carta da Paz Social, documento que marca a fundação da instituição. Nela, está escrito: “A manutenção da democracia política e econômica e o aperfeiçoamento de suas instituições são considerados aos objetivos da felicidade humana. A ordem econômica deverá fundar-se no princípio da liberdade e no primado da iniciativa privada, com as limitações impostas pelo interesse nacional". 

 

Objetivos

A filosofia da entidade é clara: o desenvolvimento econômico com justiça social. A diretriz básica é a de um trabalho eminentemente educativo, informativo e transformador, que permeie direta e/ou indiretamente todas as atividades e serviços realizados. É justamente esta função educativa que diferencia e caracteriza a ação institucional do Sesc, frente ao trabalho de outras instituições. 

 

Vocações

Com uma vasta rede de centros de atividades, a entidade comerciária está presente em todo o território nacional, por meio de programas em Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde. São mais de cinco mil unidades de prestação de serviços espalhadas pelo Brasil e cerca de 350 milhões de atendimentos efetuados, por ano, para garantir a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e, em caráter complementar, atender os segmentos sociais mais carentes e vulneráveis da sociedade. 

 

Por todos estes motivos, o Serviço Social do Comércio é reconhecido como Instituição Socialmente Responsável e tido como referência nacional pela qualidade dos serviços prestados. A satisfação dos indivíduos atendidos diariamente, em cada uma das unidades do Sesc, é motivo de orgulho dos dirigentes e funcionários que desempenham o trabalho com seriedade e transparência, e, acima de tudo, de dedicação ao ser humano.

 

 

 

Ler 24888 vezes Última modificação em Sexta, 12 Julho 2019 14:07
© 2016 Serviço Social do Comércio - Sesc PB. Todos os direitos reservados. Designed By JoomShaper