Quinta, 23 Julho 2020 16:42

  Você está comendo mais que o habitual nessa quarentena?  Se sua resposta é sim, se liga nessas dicas Destaque

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 O isolamento social causado pela Covid-19 tem alterado a rotina da população. Algumas pessoas estão precisando conciliar trabalho, atividades domésticas e aulas remotas dos filhos, o que é um desafio e que tem abalado o lado emocional das pessoas. Por outro lado, muitas pessoas estão passando a quarentena com mais tempo livre em casa, com anseio de ocupar o tempo ou até mesmo fazê-lo passar mais rápido. Ambas as situações têm gerado queixas nas pessoas por um aumento da alimentação compulsiva, sempre buscando algo para comer.

 

Porém, o que se tem observado é a chamada fome emocional. O indivíduo acaba de comer, mas deseja continuar comendo, como forma de aconchego e segurança. Contudo, recorrer à comida para saciar esse misto de emoções não é a melhor saída. O ato gera, depois, sensação de culpa e impotência. A pessoa até pode se sentir bem no momento que consome algo, mas os sentimentos que a levaram a fazer isso continuarão dentro dela.

 

Então, vamos ver algumas dicas para ajudar no controle dos desejos alimentares que vão além da conta nessa quarentena:

 

1.    PROGRAME A ROTINA: coloque horários para cada atividade e refeições, e tente cumprir fielmente. Assim, fica mais difícil de você beliscar o tempo todo. Organize-se.

2.    AUTOCONHECIMENTO: se conecte com as suas emoções. Tente perceber a diferença entre a fome (FOME FISIOLÓGICA) e a vontade de comer (FOME EMOCIONAL).

3.    NÃO PULE REFEIÇÕES: procure fazer de 5 a 6 refeições ao longo do dia. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, Jantar e Ceia, de acordo com a sua individualidade.

4.    INVISTA NAS FIBRAS: as fibras ajudam na saúde do seu intestino e ainda traz mais saciedade. (Dicas: frutas com casca, legumes e verduras cruas, sementes de chia ou linhaça, semente de abóbora ou girassol).

5.    HIDRATE-SE: não esqueça de beber água, divida o consumo ao longo do dia, garantindo um pouquinho a cada hora. Isso irá aumentar as chances de você suprir suas necessidades hídricas e também evitar que você confunda fome com sede, pois muitas vezes nosso cérebro não é capaz de identificar se está sentindo fome ou sede. 

6.    MASTIGUE BEM: comer devagar é uma forma eficiente para se manter saciado e ingerir menos alimentos. Dessa forma, dará tempo para o cérebro registrar os alimentos que estão chegando ao estômago.

7.    EVITE COMER EM FRENTE A UMA TELA: ao se alimentar em frente a uma televisão ou celular, por exemplo, faz com que você mastigue menos e se alimente mais, e talvez nem se sinta saciado, pois não consegue apreciar o alimento, apenas pratica o ato de engolir.

8.    LIMITE O CONSUMO DE CAFEÍNA: em excesso, ela pode aumentar a ansiedade.

9.    FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES:  busque atividades que ajudem a encontrar outra forma de prazer, além da comida. Teste algum esporte com o qual se identifique... mexa-se. O exercício vai deixá-lo mais saudável, afastar da depressão e do sedentarismo, além de ajudar a evitar o ganho de peso.

10. REGULE SEU SONO: ao sentir cansaço, é possível que você recorra a comida para ficar mais ativo ou ter mais energia, o que não é um raciocínio errado, mas existem formas melhores de corrigir esta balança. A gente não tem que se orgulhar de dormir pouco, 7 a 8 horas por dia de sono é uma necessidade fisiológica. Se você está querendo comer por cansaço, é importante parar, dormir e regular seu sono, para que isso não aconteça mais.

11. TENHA PACIÊNCIA CONSIGO MESMO: tente todas as táticas acima, mas saiba que, se não der certo de primeira, você deve continuar tentando e se aprimorando, porque conhecer seu próprio corpo é uma questão de prática. Neste processo, toda ajuda profissional é muito bem-vinda. Vale destacar que, na maioria das vezes, não é de primeira que nós conseguimos comer melhor, identificar o sentimento por trás de uma vontade e achar soluções é um caminho que precisamos percorrer.

 

 

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